Tuesday, July 09, 2013

Rans XStream Clone Update

Seguem algumas fotos dos progressos. Na primeira é visível uma barra soldada sobre o quadro, barra essa que iria suportar o assento, que ficava assim nivelado com a pedaleira. Foram mais os problemas que me criou do que os que me resolveu, pelo que decidi removê-la e aparafusar o assento directamente no quadro, tal como se pode observar (mal) na terceira foto, tirada já de noite. Voltei assim ao cenário inicial, com um quadro mais simples, mais elegante e mais leve. Só vantagens. O guiador ainda não está feito, para já tem este "coto" para fazer as vezes de.

O quadro ainda com o "apêndice":

O quadro, versão final, depois da rebarbadora:

E aqui já com o assento (o do costume) aparafusado na posição final. Não é seguramente a melhor foto, mas é a foto possível. Espero conseguir melhores nos próximos dias para deixar aqui. Faltam ainda uns quantos pormenores da maior importância, mas cada coisa a seu tempo.

E a inevitável comparação com a (defunta) "irmã" mais velha, apesar de a foto não estar à escala (o poste é o mesmo). Para além da côr (óbvio) saltam à vista alguns pequenos detalhes muito interessantes: toda ele é comparativamente mais baixa, ligeiramente mais curta, com um aspecto mais ligeiro e menos de tanque de guerra atamancado. Não tem suspensão (vamos ver se não vou chorar por umas molas naquela roda traseira) e, espero, que com esta geometria modificada consiga melhorar (diminuir) significativamente as dimensões do guiador. A cablagem será seguramente grande na mesma, mas não se pode ter tudo.


A pedaleira fica agora razoavelmente acima do nível do assento, mas creio que isso não será impeditivo de nada - talvez traga algumas limitações ao nível das subidas mais íngremes, mas curiosamente a melhor "trepadora"reclinada que tive até hoje foi a clone da Bachetta Strada, e dá para perceber que nesta a pedaleira ainda está mais alta. Ou seja, digamos que no presente caso fico com uma solução intermédia entre os dois extremos.


No comments: