Monday, July 15, 2013

Rans XStream clone - ensaio


Fotos da versão actual em ensaio. O assento com uma inclinação muito menos pronunciada - cerca de 30º com a vertical) e mais subido no quadro, para permitir a passagem directa da corrente, que é a solução mais eficiente do ponto de vista mecânico:


Os mesmíssimos problemas com a passagem de cabo para o desviador e travão traseiros - os cabos que encontrei não ultrapassam os 2 metros (creio que na decathlon há mais compridos) mas para já estes são os que estavam "à mão", e vão ter que servir até melhor solução:


Detalhe do suporte do assento: para já é apenas um tubo com 30x30 de secção com 1,5 mm de espessura e que permite (em conjugação com o garfo traseiro) uma flexibilidade vertical perceptível, creio que em grande parte também pelo facto de estar bastante à frente do eixo traseiro - comparativamente com uma bicicleta standard, claro - mas tenho a sensação de que mais cedo do que mais tarde terei que triangular esta zona para evitar dissabores.




Guiador: optei por substituir o sistema de mudanças da Shimano por um Grip Shift de oito posições da SRAM. Dado que estou a utilizar um desviador traseiro e uma cassete da Shimano, tive algum receio com a falta de compatibilidade dos componentes, mas até ver o que falha parece ser falha de afinação. O manípulo da pedaleira tinha-me sobrado de uma qualquer bicicleta velha, mas funciona na perfeição e como tal fica. Estes manípulos parecem-me ser bastante mais práticos, funcionais e menos intrusivos do que os da Shimano - e mecânicamente mais simples e eficientes.


Um dos detalhes problemáticos: Não me apercebi de início, mas o tubo que suporta o desviador dianteiro tem um diâmetro demasiado pequeno, o que me forçou nesta fase a improvisar com um calço em alumínio - a solução definitiva passará seguramente pela substituição por um de diâmetro superior. Ainda assim, funciona bastante bem.


Um outro pormenor de qualidade: como soldei a caixa da pedaleira ao contrário, para o desviador operar correctamente só consigo montar uma pedaleira de estrada (53-43-30) ou esta SPS Durango - andei à procura e não encontrei nenhuma referência a isto, o que é normal, dado que foi "herdado" da primeira BTT que comprei (há demasiado tempo, vá). Decidi-me pela pedaleira mais pequena, creio que me vai ser mais útil do que a de estrada, pelo menos para já.



Um detalhe do "garfo" traseiro adaptado: a cassete encaixa na perfeição no espaço disponível, os travões funcionam bastante bem (não funcionam melhor devido ao comprimento do cabo, o que para já é incontornável) e todo o conjunto acaba por ter um ar bastante "limpo".


Outra perspectiva da roda traseira. Seja qual for a mundança, a corrente passa acima do travão com muita folga.


Alguns detalhes do assento: a espuma azul está ali temporáriamente, mas na realidade é tão confortável que estou a pensar em arranjá-la numa solução definitiva visualmente menos chocante, claro.


Relativamente ao desempenho: a posição mais vertical é bastante melhor no que concerne ao equilíbrio, o que melhora drásticamente o comportamento em baixas velocidades, e com a vantagem adicional de diminuir não só o comprimento total do guiador, como o desvio relativamente ao eixo da direcção (tail); o conforto é, como seria de esperar, fora de série. Relativamente à velocidade... logo se verá.

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