Monday, July 15, 2013

Pausa para outras coisas importantes: correntes.

A pergunta vale para qualquer bicicleta, mas quando se tem uma bicicleta que tem uma corrente com um comprimento que é quase o quádruplo do normal , assume outra dimensão: qual a melhor forma de limpar e lubrificar a corrente? 
(Antes de continuar, um apontamento de segurança: leiam o post todo antes de se decidirem a experimentar este processo, nem que seja para mudarem de idéias ;) ).
Cada um de nós terá um método preferencial baseado na experiência pessoal, no bom conselho de alguém que entende do assunto ou na boa-fé de acreditar no conselho de um vendedor melhor intencionado, ainda assim nunca é demais acrescentar uma nova possibilidade, que descobri há algumas semanas exactamente quando pesquisava por este tópico. Não desmerecendo qualquer das soluções em voga - desde a utilização de óleo para correntes de motos, o eterno WD40, os produtos da Decathlon, óleo fino (chamado de óleo de máquina de costura), lubrificantes à base de silicone, óleo do motor (do carro), outros produtos recomendados pelos diferentes fabricantes, etc etc etc, esta solução pareceu-me interessante o suficiente para a testar, e passo a explicar o porquê.
O processo de limpeza e lubrificação de uma corrente é sempre feito em duas fases, tal como o nome indica - acrescentar lubrificante sem limpar é o mesmo que deixar uma lixa nº5 na corrente que vai crescendo ao longo do tempo, diminuindo assim a vida útil da corrente, da pedaleira, da cassete e dos desviadores - para já não falar no aspecto. A lavagem é feita normalmente com a) água (quente ou fria, à pressão ou não, com ou sem detergente, com uma escova própria ou adaptada - como uma velha escova de dentes, por exemplo) ou b) com um produto de "lavagem" - um óleo fino e barato ou WD40 ou um agente de limpeza similar. Problemas: a) enxaguar e deixar secar muito bem a corrente ou b), deixar escorrer o agente lavante. Problemas, quando a água evapora começa quase de imediato o processo de corrosão, não é assim tão simples secar completamente uma corrente e ainda pior é deixar escorrer completamente o agente de lavagem. É mais ou menos claro que em ambos os casos o agente lubrificante a aplicar depois vai ter alguns problemas em fixar-se nas zonas onde é efectivamente mais necessário. Parece portanto óbvio que a solução deva passar por um qualquer produto que seja em simultâneo um bom agente de lavagem e um bom lubrificante - e barato.
Ora, de acordo com a informação que consegui obter em diferentes fóruns, esse produto existe, é utilizado com sucesso há muito tempo e apenas peca por ser barato o suficiente para não interessar. Chama-se parafina, e na forma sólida é utilizada para fazer velas - entre outras coisas. Vende-se em placas e tem um aspecto semelhante ao da foto:


De acordo com o que consegui apurar a parafina foi muito utilizada - em tempos de menor criatividade e capacidade tecnológica - com muito sucesso na tarefa de limpeza e lubrificação não só de correntes como de outras peças mecânicas mais ou menos complexas. O processo é relativamente simples: derrete-se a parafina num recipiente em banho-maria e com lume baixo (isto porque a parafina é inflamável e a última coisa que queremos é pegar fogo à casa), tal como apresentado na foto infra - duas panelas de alumínio baratas fazem perfeitamente o serviço, o truque é ferver primeiro a água, baixar o lume e meter dentro da panela maior a menor com a parafina partida em porções pequenas.


Quando a parafina fica completamente liquefeita está na hora de dar banho à corrente. Dado que tinha uma quantidade razoável de parafina (tinha duas correntes para limpar, uma das quais "king size") decidi apagar o lume, por precaução, e com um arame revestido com uma camada plástica (dos utilizados nas redes de jardim) enganchei as correntes e lavei-as literalmente na parafina, recorrendo a uma velha escova de dentes para ajudar a remover a sujidade superficial mais difícil. O banho deverá ser, como qualquer banho, tão enérgico quanto possível do ponto de vista mecânico, e dito isto é absolutamente impressionante a quantidade de sujidade que uma corrente aparentemente limpa consegue largar na parafina líquida. NOTA MUITO IMPORTANTE: A parafina líquida está seguramente MUITO QUENTE, e se entrar em contacto com a pele "cola" e provoca no mínimo uma forte sensação de dor, no pior dos casos queimaduras sérias. As luvas não estão ali para "fazer o bonito", é mesmo para proteger, e não é boa idéia tocar na corrente nesta fase - estará seguramente tão quente como a parafina.
Nesta foto, a corrente "grande" enganchada no arame em dois elos antes de ir ao banho.


E finalmente ambas as correntes a secar - utilizei uma embalagem de cartão de uma pizza, sempre soube que me iria ser útil, não imaginava o quão útil seria. Uma descoberta que fiz depois é que deveria ter deixado as correntes a secar na vertical, de modo a poderem escorrer o máximo de líquido possível - todo o excesso vai ficar agarrado à corrente sob a forma de pequenas porções de cera, que no caso tornaram algumas partes da corrente "rígidas" e mais tarde acabaram desfeitas em pequenas lascas que não dão o melhor dos aspectos ao trabalho final.


Depois de esticar, torcer, retorcer e "amaciar" as correntes, sacudi-as bem e coloquei-as nas bicicletas respectivas. Algumas voltas depois tudo ficou com melhor aspecto com a excepção das cassetes e dos desviadores traseiros, que estavam cheios das tais lascas de cera.
Vantagens da parafina: é um excelente agente lavante (comprovado), um bom lubrificante (para já tudo leva a crer que sim), no estado líquido entranha muito facilmente em toda a corrente (comprovado) e depois de solidificar impede a acumulação de pó e outros detritos (tudo leva a crer que sim).

Last but not least - e deveria ter vindo no início: Como tirar a corrente da bicicleta sem ficar com menos dois elos?
Para quem tem correntes com quick links SRAM, basta seguir o vídeo abaixo:
(para voltar a reconstruir a corrente basta voltar a inserir o link se este estiver em condições, caso contrário utilizar um novo)


E para correntes com master link, o processo é este:

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