Após os testes iniciais, forçosamente cautelosos, cheguei a algumas conclusões interessantes:
1º - Falta espaço para as pernas. Aparentemente fiz mal as contas ao comprimento entre o assento e a pedaleira, ou, menos provável, cresci bastante nas últimas semanas. A verdade é que na posição mais recuada do pedal ficava com os joelhos quase a bater no tórax (passe o exagero), o que implicava fazer muita força para pedalar. Muito pouco prático, físicamente desgastante e a pedir problemas nos joelhos.
2º - Falta de tracção. O motivo pelo qual escolhi esta configuração (tracção traseira) foi exactamente por ser (em abstracto) a mais favorável no que respeita à tracção. De acordo com as medições que fiz, conseguia (no máximo 25 Kg, 20 Kg em média) de peso na roda traseira (para um total de 110 Kg, 90 meus mais 20 do triciclo).
Solução: Recuar o assento ou aumentar a distância entre o eixo dianteiro e a pedaleira. Esta segunda solução é menos vantajosa a todos os níveis: diminui o peso na roda traseira, o que piora a tracção, obriga a aumentar o braço da pedaleira cerca de 20 cm, e a aumentar a corrente 40 com... A primeira solução mantém a estrutura quase intacta; obriga a recuar o assento 20 cm, o que melhora significativamente a tracção; por outro lado, obriga quase seguramente a alterar a dimensão da roda traseira.
Depois de alguns cálculos e medições, optei por recuar o assento. Para manter a roda 26" atrás, tinha uma margem de cerca de 5 cm, largamente insuficiente; optando por uma roda 24", teria no total uns 10 cm, com a desvantagem de não conseguir facilmente um pneu com mais de 2" para esta medida; resumindo, optei por mais uma roda 20" na traseira, com um pneu de 2,2" e uma roda livre de 7 carretos (não encontrei rodas de 20" com cassette).
Vantagens: Com o assento recuado 20 cm, fiquei com a distância ideal à pedaleira; o peso na roda traseira aumentou dos 20 Kg para os 45 Kg (no máximo creio que andará nos 50 e poucos quilos). A tracção aumentou para níveis excelentes. Como o diâmetro da roda é menor, e em parte creio também que devido à posição melhorada, o esforço da pedalada é bastante menor - estou a pensar sériamente em prescindir do selector na pedaleira e andar sempre no carreto maior.
Desvantagens: A velocidade de ponta diminuiu claramente devido à diminuição do tamanho da roda traseira.
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