Monday, April 21, 2008

Pequenas Alterações III

Uma nova perspectiva. Na realidade idêntica à a "antiga". Os joelhos seguem ao nível dos olhos, mas bem mais à frente. Mantém-se a geometria e um comportamento dinâmico melhorado.


Uma panorâmica geral. Com o recuo do assento o passa-corrente ficou à vista. Apesar de ter subido igualmente cerca 3 cms, foi necessário cortar um dos apoios para permitir um movimento livre da corrente.


A obrigatória luz vermelha na traseira, talvez (ainda) demasiadamente baixa.


Vista superior. Percebe-se melhor a distribuição de peso com esta nova configuração.


Uma das luzes dianteiras. Não se nota (é uma foto diurna), mas tem uma excelente potência luminosa... estes LED's são seguramente uma das melhores invenções do Sec XX.



No geral está bastante bem. Considerando a falta de experiência, ter cumprido os objectivos iniciais foi excelente... mas se tivermos em conta que o móbil principal era a curiosidade de saber qual a sensação de andar numa "coisa" destas... Não tenho pretensões a bater records de velocidade, o conforto, estando a um nível bastante bom, poderia eventualmente ser melhorado. A diversão continua a ser garantida; o percurso de aprendizagem é curtíssimo (umas dezenas de minutos, se tanto, para quem já ande de bicicleta); talvez a característica mais difícil de controlar seja a travagem. Cada uma das rodas dianteiras tem um travão independente, não havendo nenhum na traseira... creio que não é de todo necessário (ainda); mais tarde ponderarei a necessidade de um travão nesta roda.

3 comments:

Anonymous said...

Boas,
Desde já os meus parabéns.
Vejo que construiste aí uma bela máquina, será possivel que me digas onde comprar esse banco para a minha recumbent bike.
Fico à espera, cumps.

vitormaximo@cm-porto.pt

Anonymous said...

Olá,

Muitos parabéns pelo teu trabalho.
Há dois anos que ando a pesquisar na net sobre este assunto com o intuito de construir uma coisa destas, tenho montes de fotos de diferentes tipos de design, mas ainda não comecei.
Eu estava mais inclinado para um velomobile, por causa dos Invernos, mas de dois lugares. Queria deixar o carrinho na garagem...

Já agora uma sugestão, em vez de usares uma barra e dois pedaços de tubo quadrado para fazer o suporte das rodas dianteiras, porque não usar uma chapa dobrada em U ? assim não tinhas o problema de espalmar os tubos com o aperto dos parafusos ;) É o que se usa até nos carros de autocross... tenho algumas fotos.

Como é que se comporta a estrutura de suporte dos travões ? já tenho visto outros modelos como o teu e sempre achei que em travagem aquilo vai torcer tudo por só ter apoio num dos lados... é verdade ? será por isso que tens os problemas de travagem ?


Paulo Santos
p.ramos.santos@clix.pt

Anonymous said...

Olá novamente,

Só mais uma coisa; a estrutura traseira poderá ser aligeirada uma vez que só tem um ponto de apoio (a roda de trás) e portanto não tem problema em sofrer torções. De qualquer maneira essas torções serão benéficas para o comportamento do trike uma vez que não tens suspensão. Assim poupas o peso de um dos tubos e ganhas alguma flexibilidade da estrutura que levará a um andamento mais confortável.

porque não uma suspensão na roda traseira ? braço oscilante com bloco de borracha a servir de mola ?

Paulo Santos
p.ramos.santos@clix.pt