Thursday, June 06, 2013

Ainda sem fotos...

Estou a dedicar-me a mais uma reclinada. Uma grandota, desta vez - não que tenha alguma vez conseguido fazer alguma que pudesse considerar de "pequena", mas é mais uma das longas, e mais um clone - tal como já tinha tentado um clone de uma Bachetta Strada, agora decidi-me por uma coisinha com mais uns centímetrozitos de comprimento, e estou algures no início de algo semelhante a uma Rans XStream como a da imagem:


Vamos ver até que ponto as semelhanças se vão manter. Para já tenho um plano à escala com todas as medidas correctas. Este quadro - o da XStream - é bastante leve, apesar de a bicicleta completa pesar cerca de 15 Kg; parece-me claro que não vou conseguir chegar a estes numeros, dado que vou usar um material um "nadinha" mais pesado do que o alumínio (aço carbono regular, não consigo encontrar um sítio onde comprar aço 4130, bastante mais resistente e a permitir uma estrutura mais leve). Ainda assim e pelos cálculos que fiz, creio que conseguirei no final um quadro apenas ligeiramente mais pesado do que o clone da bachetta: é que na realidade o quadro em si é pouco maior, sendo a localização da roda dianteira o factor que mais contribui para o aumento do comprimento total da bicicleta. O comprimento total da cablagem será idêntico, bem assim como o da corrente; o garfo dianteiro será significativamente mais leve, e relativamente ao guiador e ao assento ainda não tenho uma idéia clara de como ficarão. Terei que fazer o assento de raíz, e de preferência adaptável (ao contrário dos anteriores) a e em função do quadro.
No sentido de manter o peso de alguma forma controlado - e tal como fiz com a anterior - vou prescindir da utilização de qualquer mecanismo de suspensão, incluindo a dianteira. E tal como na anterior, vou utilizar um garfo normal, absolutamente standard, "roubado" ao mundo das Btt para suportar a roda traseira. Contudo, e ao contrário do que fiz anteriormente, não vou alargar (forçar) o garfo dos 10 para os 13,5 cms. Foi uma experiência, mas foi uma má expêriencia: é muito difícil forçar uma estrutura concebida para um grau de resistência bastante elevado de forma a que se mantenha simétrica, e com a agravante de que os apoios dos v-brakes ficam inoperacionais.
Em alternativa, decidi-me pela seguinte alteração: cortei o garfo e voltei a soldar o suporte do eixo da roda de modo a alargar as vias, de acordo com as fotos:



A partir deste momento apenas foi necessário um ajuste muito ligeiro no sentido de garantir a operacionalidade total do conjunto. Esta solução é, quanto a mim, bastante melhor do que a anterior: mantém a integridade estrutural do garfo e a completa operacionalidade dos apoios dos travões. Como se pode ver da foto de cima, esta solução permite a utilização da cassette (à pele, mas completamente funcional). Como em qualquer coisa que tenha a ver com reclinadas, haverá seguramente que fazer uma concessão qualquer algures relacionada com o caminho da corrente.

Pese embora a fase muito inicial do projecto, pareceu-me importante deixar aqui este registo.

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