Thursday, April 12, 2012

LWB - Fotos

Problema: geometria. Problema: guiador.
First things first: O quadro foi concebido (imaginado, construído) para ser um 26-20, e não um 26-26. Paciência, a roda 26 à frente ficava espectacular, mas na realidade não funciona. Demasiado trail, uma solução demasiado pesada, que só não parecia o que era na realidade 
devido ao efeito de alavanca daquele comprimento de guiador. Muito impressionante à vista, mas muito pouco funcional. E assim a roda dianteira voltou ao tamanho original: 20''.
De seguida, o problema do guiador: A solução inicial, com o guiador sob o assento (USS) não era funcional por uma série de razões; o guiador ligado directamente à roda frontal origina aquele desvio brutal a partir do eixo central, devido ao comprimento excessivo, e por isso mesmo, a única solução passa pela linkagem recorrendo a um veio. Tirei algumas fotos do processo de construcção, espero que sejam razoávelmente claras: o novo apoio do guiador e o encaixe no eixo da direcção, cuidadosamente concebidos mediante a observação atenta das dimensões globais, limites máximos e óbviamente algum cuidado com a estética. Duas singelas peças que ainda assim deram algum trabalho, mais o suporte no quadro.








Com este resultado final: faltam os acabamentos, eventualmente ficará de outra cor, ainda não me decidi e ainda não é demasiado crítico; outro factor a ponderar será a adição de um par de guarda-lamas decente.















Os testes foram muitíssimo positivos: todo o comportamento dinâmico saiu muito melhorado, o equilíbrio é bastante fácil - ao contrário do que acontecia com qualquer das soluções anteriores, o que é uma mais-valia significativa em baixas velocidades.



1 comment:

Metalquimista said...

Parabens, está com um aspecto muito equilibrado.
As soluções tecnicas são simples e funcionais.

Um excelente trabalho.