Sunday, June 16, 2013

XStream clone

Acabadinha de acabar, que é como quem diz, o quadro está quase, primeira foto. O apoio da roda traseira é o garfo do post anterior, eventualmente ainda irá ser reforçado com algum tipo de triangulação.
Para reduzir o peso tanto quanto possível sem perder na rigidez optei pela utilização do tubo quadrado de 30 mm com 1,5 mm de espessura - inicialmente pensei em fazer a parte superior em 35x35 e a inferior em 20x20, mas isso ia-me deixar com um problema sério de resistência na parte traseira do quadro, e o peso final ia dar praticamente no mesmo.
Falta quase tudo, o guiador terá que ser à medida, o assento idem e ainda não soldei a caixa da pedaleira. O comprimento total ronda os 2,40 mts (um pouco menos, mas arredondando é isso) e creio que é possível terminar com um peso inferior a 20 Kgs.
O garfo não tem aquela curva (rake) que o utilizado pela Rans tem, este é apenas um garfo standard de uma bicicleta de cidade - não é particularmente leve, mas é bastante resistente.


Há algumas melhorias relativamente à LWB que fiz anteriormente: a primeira e nem por isso muito óbvia (ainda) é a redução do comprimento - vai ser bastante mais perceptível com o assento e a pedaleira no lugar. Isto, associado à utilização de uma tubagem com uma secção menor, uma geometria mais eficiente e uma secção traseira simplificada (e sem suspensão) assegurará uma diminuição de peso que será seguramente bastante relevante. A geometria da direcção também é um pouco mais conservadora, mas graças à diminuição de comprimento consegue ainda assim reduzir em muito o efeito "tail" na direcção.

No comments: