Monday, December 15, 2014

Velomobile V

Em dia de chuva de fim de semana arranjei mais um bocadinho para dedicar ao bicharoco. Desta vez foi a fixação da lateral esquerda (só a direita é que estava já aramada à placa do fundo) e também a embaladeira (o arco) da roda direita. Nas primeiras fotos, algumas perspectivas das duas laterais já montadas:




Nestas próximas imagens podem ver-se ambos os aros já montados - apenas um está  fixo, aramado na posição final, mas montei os dois para dar uma idéia mais definitiva desta parte do processo:



Podem ver-se aqui algum do detalhe da implementação desta parte específica: optei por aparafusar e colar duas ripas de secção quadrada (12X12) de lado a lado da fuselagem, para proporcionar uma maior base de apoio aos arcos das rodas. A embaladeira foi fixada directamente em ambas as ripas (aparafusada e colada), depois de aramada à lateral da fuselagem. Tomando algum cuidado com a ordem do processo, consigo ir eliminando folgas e, de alguma forma, manter a simetria do corpo dentro das tolerâncias.
A primeira constatação, após este passo, e sendo que tudo está literalmente preso por arames, é o extraordinário aumento da rigidez do conjunto pela simples adição de duas travessas e do arco da roda. Falta ainda a placa do fecho interior da roda, que, de acordo com os ensaios que fiz, aumentará ainda mais significativamente a rigidez do conjunto. Deixa-me com perspectivas bastante animadoras para os próximos passos e para um resultado final globalmente promissor.


Vista de frente do corpo. Falta ainda a parte do nariz, cuja forma final está dependente do espaço a ocupar pelos pedais. Esta será algo vagamente semelhante à deste velomobile (apesar de me ter esquecido de mencionar este blog no início, foi aqui que vim buscar algumas idéias que me ajudaram a simplificar a construcção.


Uma nota importante: os arcos das rodas são constituídos por duas placas de madeira perfeitamente rectangulares. Isto significa que, pese embora a flexibilidade da madeira, esta zona da lateral acabará por ficar mais ou menos plana. As superfícies planas, não curvas, não nos interessam por duas razões: não constituem vantagem mecânica e em termos aerodinâmicos devem ser evitadas, porque perturbam o fluxo laminar nos seus extremos. Neste caso não constituem qualquer preocupação, dado que correspondem à zona da abertura das rodas dianteiras, que de per si já é uma zona complicada quer em termos mecânicos quer em termos aerodinâmicos. 


Monday, December 01, 2014

Velomobile IV

Eis o resultado, após algumas horas de trabalho desta primeira fase. O painel lateral direito já está colocado no lugar com arames - se alguma vez decidirem seguir este método, recomendo vivamente que façam toda a furação antes de começar a unir os painéis, com uma broca de 1 mm (1,5mm máximo). O painel lateral curva ligeiramente para passar acima da abertura da roda, por uma simples razão: confere um pouco mais de rigidez mecânica ao conjunto. É aqui que a roda dianteira vai apoiar a carga vertical, pelo que será seguramente uma das zonas mais massacradas de toda a estrutura. Por isso tem que ficar robusta.


Visão global do conjunto.


Nesta foto são visíveis os arames que unem os dois painéis, lateral e a base. A embaladeira da roda apenas está ensaiada.


Aqui, o ensaio com a peça que ensaiei no post anterior.Não se adapta.


Dado que esta solução não funcionou, vou avançar para a que tinha concebido originalmente: uma placa de contraplacado de 3mm dobrada em "U" a correr no sentido do comprimento, a suportar a maioria do carga estrutural e estratégicamente reforçada nos pontos de maior esforço. O espaço entre o casco interno e o casco externo ficará preenchido com espuma de poliuretano, mas antes disso todas as uniões entre as placas têm que estar correctamente feitas (com fibra de vidro e resina epóxi) e a tubagem para a cablagem toda instalada - é por este espaço que irão passar os cabos do desviador e das luzes traseiras.
Ainda não sei exactamente de que forma irei fazer isto tudo, mas será seguramente um passo de cada vez.